Pular para o conteúdo

Bioconstrução

Algumas experiências se destacam no sítio, em bioconstrução:

Um muro usando solocimento, emparedando uma cerca de arame.
A construção de uma casa de pau a pique.
Divisória de taipa de pilãoDivisória usando taipa de pilão, com solocimento.
TevapTanque de Evapotranspiração (conhecido por Tevap, ou Bet).

Muro de Solocimento

Nos anos 1970 o Mobral editou uma série de cartilhas ensinando a fazer encanamentos com bambu, por exemplo, e mostrava como construir uma casa com terra, usando formas simples e misturando 10% de cimento. Baseado nessa ideia e em outras experiências como a do arquiteto Guido Loff, optamos por construir um muro de barro em torno de uma cerca preexistente. Usando tábuas, estacas, calços e arame, amarrando formas em volta da cerca e preenchendo com uma mistura mole de barro e cimento. Depois de endurecida a massa resultou em um muro resistente, embora tenha sido possível também verificar diferenças entre os diversos barros utilizados. Conforme esses resultados será possível utilizar a técnica com mais eficiência, variando a dosagem de cimento e areia da mistura.

Casa de pau a pique

Esse pequeno estúdio construído junto à mata trouxe alguns desafios. O barro saiu do buraco para o tanque de evapotranspiração. A madeira foi comprada, angelim serrado 🤷‍♀️. A estrutura de madeira foi em parte substituída por um núcleo forte, feito com tijolos manuais de Alagoa Nova, assim como colunas feitas com esse mesmo tijolo. Essa obra foi feita durante a pandemia e muitas soluções foram as que estavam disponíveis, dentro de um quadro de isolamento social. O resultado pode ser visto nas fotos a seguir.

Divisória de taipa de pilão

Uma divisória já traz consigo a ideias de que essa parede não faz parte da estrutura da casa, não suporta peso. Nessa experiência colocamos réguas de madeira unindo o piso à laje, com 10cm de espessura. Essas réguas serviram de guias e suporte para as formas de madeira. O espaço entre as réguas foi preenchido com uma mistura de barro com 10% de cimento (este devido à pouca espessura da parede). Ao final as réguas deram firmeza lateral ao conjunto.

Tanque de Evapotranspiração

Essa solução para águas imundas foi adotada aqui no sítio para substituir o modelo convencional no meio rural brasileiro, que é a fossa/sumidouro. Serve a duas casas.

Trata-se de um tanque vedado, cujo conteúdo não infiltra na terra, onde a matéria orgânica é consumida por bactérias anaeróbicas e o líquido passa por material filtrante, subindo até plantas de folhas largas plantadas em cima, que se encarregam de evaporá-la.

Para compartilhar:
Vai para o topo da página