Pular para o conteúdo

Tecnologias Rudimentares

São tecnologias que utilizam materiais disponíveis na natureza e que, por esse motivo, podem ser úteis em situações onde o acesso às soluções modernas seja difícil, ou impossível. Pode-se considerar como uma forma de bioconstrução.

Muitas delas vieram sendo desenvolvidas ao longo dos séculos e foram usadas até recentemente. Algumas poucas ainda sobrevivem.

Andando por aí a gente se depara com soluções antigas, tais como moinhos de pedra, monjolos, moendas, pilões, tornos, engenhos, movidas a água, animais e até motores elétricos adaptados.

Uma dessas tecnologias rudimentares é a antiga arte da construção de Fornos para Alimentos, feitos em tijolos e massa de barro. Conheci técnicas de construção usadas no final do século XIX e início do XX, obtidas através de conversas em uma padaria antiga do bairro Antônio Dias, nas madrugadas frias de Ouro Preto, MG, entre 1982 e 1987, numa espécie de engenharia reversa, posta à prova nos anos seguintes em construções de fornos pelo país, adaptando e fortalecendo a técnica. Hoje esse trabalho continua aqui no sítio.

Para compartilhar:
Vai para o topo da página