Saneamento:
Trata-se da substituição das soluções convencionais de saneamento existentes no sítio. A separação do esgoto entre águas cinzas e imundas e o tratamento da primeira com Círculos de Bananeiras e da segunda com Tanques de Evapotranspiração – Tevap.
Estágio atual:
- Duas casas estão ligadas a um Tevap que já tem um ano. As fossas convencionais foram descontinuadas. As águas cinzas desviadas para círculos de bananeiras.
- As águas da sede foram repartidas. As da pia da cozinha já estão indo para o círculo de bananeiras e as águas imundas para um tevap. Todo o sítio tem saneamento sustentável.
Muro de Solocimento:
Durante o isolamento dos últimos meses fizemos algumas experiências de bioconstrução, entre as quais um muro de solocimento “emparedando” a cerca preexistente, utilizando tábuas como formas e um enchimento de barro com uma porcentagem de cimento. Uma espécie de taipa líquida, onde o cimento entra por conta da chuva.
O plano agora é utilizar a técnica aprendida para fazer o mesmo na divisa lateral do sítio, onde há uma cerca de arame, em atividades de colaboração e aprendizagem, pequenos mutirões.
No prelo
Retomada da horta; √- Captação de água da chuva. Cisterna. Laguinho e área de infiltração;
- Criação de peixes para consumo interno;
- Uso de energia eólica para puxar água e outras possibilidades;
- Implantação de algumas linhas de agrofloresta (Saf), para consumo e aprendizado;